Casamento com coral e orquestra ou casamento apenas com orquestra?
Ter coral no casamento vale a pena ou só a orquestra dá conta?
Talvez a maior dúvida das noivas na hora de escolher a música para a cerimônia seja esta: ‘com coral’ ou ‘sem coral’ (instrumental)? A resposta não é fácil e depende muito de cada casal...
Sempre falo para os noivos que ‘sem coral’ ou ‘com coral’ são ambas emocionantes. É claro que, no caso de ser ‘sem coral’, devemos ter o cuidado de caprichar o máximo possível na orquestra para manter uma massa sonora que preencha o espaço e emocione a todos.
Pensando em uma orquestra para casamento, um fato que deve ser sempre considerado é a qualidade dos músicos e a elaboração dos arranjos (a adaptação de cada uma das músicas para aquele tamanho de orquestra e para cada um dos instrumentos escolhidos). Como não haverá vozes cantando as músicas, elas precisam ter uma execução diferenciada por parte da orquestra que tire o melhor de cada instrumento e não transforme o que poderia ser alegre e refinado em algo monótono e cansativo. Seguem abaixo alguns exemplos de arranjos orquestrados:
ACCIDENTALLY IN LOVE - FILME "SHREK"
LOVE STORY - TAYLOR SWIFT, FILME "CARTAS PARA JULIETA"
GAME OF THRONES - DA SÉRIE DA HBO
DON’T STOP BELIEVING - BANDA JOURNEY
O coral para casamento acompanhado da orquestra, por sua vez, amplia as possibilidades de diversificar a música na cerimônia. Para a maioria dos casais esta é a opção que mais emociona, principalmente dentro da igreja. Lembro que a presença do coral não exclui a orquestra, mas a enriquece ‒ ambos devem estar equilibrados para um melhor resultado. É uma união de recursos sonoros: a riqueza de sons da orquestra com a massa sonora do coral! Abaixo, alguns exemplos de orquestra e coral:
CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT - FILME "O REI LEÃO"
CAN’T TAKE MY EYES OFF OF YOU
WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BEATLES
A CONQUISTA DO PARAÍSO
Ao contrário do que pode parecer, o coral na cerimônia de casamento não é algo ultrapassado, muito pelo contrário, mesmo as músicas mais “modernas” ganham um toque diferente com um bom coral, veja:
HALLELUJAH - DO FILME "SHREK"
PIRATAS DO CARIBE - FILME
YOU AND ME - LIFEHOUSE
Uma variante do coral e que dá um diferencial na execução (‘traduzindo’: faz os convidados ficarem de boca aberta!) é a presença de solistas. Tratam-se de ‘super-cantores’ que se destacam do resto do grupo para cantar algumas músicas ou trechos de música sozinhos. Sinta a emoção do coral com solistas no casamento:
A THOUSAND YEARS - CHRISTINA PERRI, DA SAGA "CREPÚSCULO"
ALL I ASK OF YOU - DO MUSICAL "O FANTASMA DA ÓPERA"
CON TE PARTIRÒ - ANDREA BOCELLI E SARAH BRIGHTMAN
NESSUN DORMA - ÓPERA TURANDOT